Gerenciamento de estoque ou estoque de negócios
O controle de estoque é um dos aspectos da administração que na micro e pequena empresa é muito raramente atendida.
O empresário dificilmente encontra tempo para desempenhar todas as funções que lhe são atribuídas: compras, vendas, produção, gestão de pessoal, gestão de dinheiro, procedimentos bancários, legais, contábeis e administrativos …
Ele ocupa seu tempo mais em questões operacionais ou táticas do que em tarefas estratégicas .
Isso geralmente acontece porque você precisa se concentrar gerar dinheiro e apagar incêndios agora . Simplesmente controlar o estoque ou estoque não produz lucros imediatamente.
Em uma PME, geralmente não há registros confiáveis, políticas ou sistemas responsáveis para ajudar nessa tarefa fácil, mas tediosa.
Em cada negócio é de vital importância ter um bom controle de estoque, já que seu descontrole empresta -se não só para o roubo de formiga, mas também resíduos e de resíduos pode causar um forte impacto na rentabilidade.
Em relação à falta de registros (não apenas de inventários, mas de todos os tipos de operações), os seguintes comentários são ouvidos:
- Os registros são complicados e apenas os contadores os entendem.
- Você precisa de um programa de computador muito caro e complicado para entender.
- Eu preciso de um gerente de armazém ou armazém para manter os registros bem e atualizados.
- Não tenho tempo suficiente para contar meu inventário.
De fato, muitos desses comentários são verdadeiros, é por isso que quero explicar como resolver essas objeções.
O objetivo de ter registros de estoque não é simplesmente fazê-lo porque as grandes empresas o fazem, seja porque o medidor o solicita ou porque precisamos que ele construa nosso equilíbrio geral. O objetivo principal é ter informações suficientes e úteis para: minimizar os custos de produção e aumentar a liquidez.
Para isso, é necessário manter um nível ótimo de estoque e, para começar a usar a tecnologia, simplifica as tarefas de controle de estoque com a consequente redução das despesas operacionais.
Os programas de computador são excelentes, no entanto, o fato deles serem bem estruturados não garante que eles cobrirão nossas necessidades de informação, se não os alimentarmos com informações reais e constantes.
No caso das microempresas, recomendo o uso de uma das ferramentas mais simples, porém mais poderosas, que a tecnologia atual nos deu: a planilha.
O problema com a quantificação de estoques pode ser tão grande ou tão pequeno quanto a nossa gama de produtos.
Não necessariamente uma extensa gama de produtos envolve grandes problemas, o que dificulta o funcionamento do nosso negócio é uma ampla gama de produtos dentro da matéria-prima, ou seja, se vendemos pizzas, mas também vendemos sushi, bolos, massas, sorvetes, frango e comida internacional, então nos deparamos com uma excessiva diversificação que nos força a ter um estoque muito alto.